Bom dia pessoal,
Muita paz a todos.
Segue um novo texto e uma sugestão de aula, para aplicarmos com nossas crianças, em casa ou no Centro:
A importância da Evangelização

Inútil improvisar escoras regenerativas para obrigar o endireitamento de árvores que envelheceram tortas. As escoras só asseguram o crescimento correto das plantas novas, evitando que seus caules se desviem do rumo certo.
Assim ocorre também com os seres humanos. Depois que as pessoas consolidam tendências e as transformam em viciações, que acabam por tornar-se numa segunda natureza, tudo fica sempre muito difícil quando se cogita de reformas de procedimento, em sentido profundo.
É preciso cuidemos, portanto, da criança e do jovem, plantas em processo de crescimento, ainda amoldáveis e direcionáveis para o bem maior. (Campo Fértil, Leopoldo Machado)
Bezerra de Menezes, pela mediunidade de Júlio Cezar Grandi Ribeiro, responde questões que esclarecem a importância da Evangelização Espírita Infanto-juvenil, conforme reproduzimos a seguir:
Qual a importância da Evangelização Espírita Infanto-Juvenil na formação da Sociedade do Terceiro Milênio?
Considerando-se, naturalmente, a criança como o porvir acenando-nos agora, e o jovem como o adulto de amanhã, não podemos, sem graves comprometimentos espirituais, sonegar-lhes a educação, as luzes do Evangelho de Jesus-Cristo, fazendo brilhar em seus corações as excelências das lições do excelso Mestre com vistas à transformação das sociedades terrestres para uma nova Humanidade.
(…)é imprescindível abracemos, com empenho e afinco, a tarefa da evangelização junto às almas infanto-juvenis, tão carentes de amor e sabedoria, porém, receptivas e propícias aos novos ensinamentos. E isto, com a mesma ansiedade e presteza com que o agricultor cedo acorda para o arroteamento do solo, preparando a sementeira de suas esperanças para abundantes messes da colheita pretendida.
Como os Espíritos situam, no conjunto das atividades da Instituição Espírita, a tarefa da Evangelização Espírita Infanto-Juvenil?
Tem sido enfatizado, quanto possível, que a tarefa da Evangelização Espírita Infanto-Juvenil é do mais alto significado dentre as atividades desenvolvidas pelas Instituições Espíritas, na sua ampla e valiosa programação de apoio à obra educativa do homem. Não fosse a evangelização, o Espiritismo, distante de sua feição evangélica, perderia sua missão de Consolador, renteando-se com a diversidade das escolas religiosas no mundo que, embora úteis e oportunas, estiolaram-se no tempo absorvendo posições de terminalidade e dogmatismo.
É forçoso reconhecer que Espiritismo sem aprimoramento moral, sem evangelização do homem é como um templo sem luz.
Já tivemos oportunidade de lembrar que uma Instituição Espírita representa uma equipe de Jesus em ação e, como tal, deverá concretizar seus sublimes programas de iluminação das almas, dedicando-se com todo empenho à evangelização da infância e da mocidade.(Opúsculo A Evangelização Espírita na Opinião dos Espíritos,FEB)
O Centro Espírita, consciente de sua missão, deve envidar todos os esforços , não só para a criação das Escolas de Evangelização Espírita Infanto-Juvenil como para o seu pleno funcionamento,considerando a sua importância em termos de formação moral das novas gerações e de preparação de futuros obreiros da Casa e do Movimento Espírita. (O Que é Evangelização? Fundamentos da Evangelização Espírita da Infância e da Juventude,FEB,1987)
Colocando a mão na massa.... Praticando a Evangelização com nossas crianças, em casa ou no Centro...
Exemplo de Roteiro de Aula – Os Espíritos
Fonte: CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
http://www.cvdee.org.br/

TÍTULO: ESPÍRITOS PROTETORES
OBJETIVO:
A criança deverá compreender que tem um Espírito protetor, e que este estará sempre, em qualquer situação, ao seu lado, basta saber escuta- lo.
DESENVOLVIMENTO: teatro de fantoches (1 boneco criança e 1 boneco espírito protetor)
O AMIGO INVISÍVEL
· Oi, turma! Boa tarde!
· Vocês estão ouvindo uma voz?
· Nããooo?!
· Prestem atenção!
· Oh! Olha só a voz!
· AH! Já sei. É porque essa voz cada um escuta de um jeito diferente. A gente mesmo escuta de acordo com o que a gente está sentindo.
· Querem ver só?
· Quando estou fazendo alguma coisa errada escuto sempre esta voz me dizendo para parar e pensar nos ensinamentos de Jesus, que é nosso maior amigo. Então, eu tento parar e seguir seu conselho. Sabe que é bom?
· Uma vez eu ia jogar uma pedra na janela da Dona Esmeralda, uma senhora que eu achava muito chata, porque ela nunca me devolvia as minhas bolas que caiam no seu quintal, quando a voz me disse que não fizesse isso porque ela não era chata, apenas era uma senhora solitária que precisava de companhia. A voz me disse que eu deveria ir à casa dela para conversar e tratá- la com carinho, porque dessa forma eu iria agradar a Jesus.
. Hoje eu e D. Esmeralda somos grandes amigos, todas as tardes ela me convida para tomar café com bolo, sempre que posso eu vou. Ah! Ela me devolveu todas as minhas bolas.
· Quando estou triste ele também me dá a maior força.
· Uma vez chovia muito, já estava ficando tarde e meu pai não chegava, quando anunciou na televisão que a cidade estava alagada, haviam caído árvores, postes, pontes.
· Eu e minha mãe ficamos apavorados, foi então que mais uma vez essa voz veio em meu socorro e novamente a escutei, dessa vez para me lembrar que ao estarmos em dificuldade ou com medo devemos buscar o auxílio da prece, e eu deveria pedir a Jesus para cuidar do meu pai e todas as outras pessoas.
· Passadas algumas horas e o meu pai chegou são e salvo.
· Ela só me dá bons conselhos.
· O Zecão, lá da rua de baixo, uma vez me ofereceu um cigarro dizendo que não era nada demais eu dar uma tragadinha. Imediatamente escutei a voz me aconselhando a não aceitar porque o cigarro faz mal à saúde.
· Eu ficava matutando que voz era essa? Porque só eu escutava?
· Aí eu fui perguntar para a tia: o que era essa coisa de ouvir a tal voz?
E ela me explicou assim:
· Como Jesus tem muitas pessoas para cuidar e como ele quer que todo mundo se sinta bem protegido, e com um amigo bem bom de verdade, que cuida da gente, dá bronca, que alegra e que protege, ele deixou junto de cada um de nós um AMIGO INVISÍVEL, ele é um Espírito que acompanha a gente sempre, todos os dias.
· Aposto que vocês sabem de quem essa voz é. Todos vocês têm esse amigo.
· Me digam: Como vocês chamam esse amigo?
· Digam vocês sabem. A gente sempre ora para ele pedindo sua proteção. Descobriram?
· Isso mesmo, nosso Espírito protetor ou Anjo da guarda.
· Ah! Mas tem uma coisa, para a gente ouvir a voz do nosso Espírito protetor, a gente precisa fazer silêncio no coração.
· O que é isso?
· Parem, fechem os olhos e esqueçam tudo ao redor. E aí ouvirão seu coração e os bons conselhos do seu amigo Espiritual.
· Vocês já escutaram o amigo de vocês?
· Vamos fazer um teste?
· Vamos todos fechar os olhos.
· Não vale fingir que fechou.
· Esqueça por um segundo do coleguinha do lado.
· Vamos ouvir nosso coração, Vamos ouvir nosso amiguinho.
· Trocar o boneco do palco pelo boneco do Espírito protetor.
· Queridos amiguinhos, que a paz de Jesus esteja em seus corações. Não se esqueçam nunca de que seu Espírito protetor estará sempre ao seu lado, toda vez que se sentirem sozinhos ou sentirem medo orem pedindo a ele que os ajudem no momento difícil, e que os proteja. Agora, quando estiverem felizes, não se esqueçam de orar a Jesus e lhe agradecer por momentos tão bons. Se soubermos pedir e também agradecer, certamente, seremos sempre felizes.
· Um beijo para vocês.
· Que Deus os abençoe.
· Tchau.
Quem evangeliza, liberta para a vida feliz.
Amélia Rodrigues (espírito)